“Por favor, não me entrevista, não entendo nada de Turismo”, disse o secretário…

📸 PEXELS | IMAGEM ILUSTRATIVA

*POR: VOLTENCIR FLECK

O Turismo não é para amadores, vale a reflexão dos novos e “velhos novos” administradores municipais

Entre as inúmeras pérolas nas atividades que desenvolvo pela comunicação, recordo um fato que aconteceu comigo, há não muito tempo, quando participei – como convidado, de uma reunião de secretários de Turismo de uma determinada região do Rio Grande do Sul.

Dos municípios que integravam a Região Turística convidei alguns secretários para entrevista individual ao final do evento, onde abordaria as principais novidades, atrativos e os elementos relacionados à infraestrutura dos serviços e dos produtos que pudessem chamar a atenção do público ouvinte para conhecer cada localidade.

Desenvolvi matéria com “quase” todos.

A exceção foi uma surpresa que tive, quando um dos secretários me disse: “Por favor, não me entrevista, não entendo nada de Turismo, na minha cidade faço as tabelas dos jogos de futebol de salão ‘na máquina de escrever’, porque a secretaria tem Turismo, Cultura e Esporte”.

A partir de então comecei a voltar maior atenção, principalmente nos Sites, sobre os conteúdos relacionados ao setor pelas prefeituras que dizem desenvolver Turismo, e observo que o amadorismo como é tratado o setor é lamentável.

Isso não bastasse, a displicência na elaboração dos pouquíssimos textos que tenho encontrado não condiz com os discursos inflamados dos administradores municipais, e isso me faz pensar o quanto a maioria dos empreendedores da iniciativa privada perdem de mostrar as suas potencialidades com a falta de criatividade e comunicação das assessorias de imprensa.

Há alguns dias solicitei informações para um determinado órgão e a resposta foi que “seria mais rápido e fácil buscar nas redes sociais”, sem preocupação alguma com a qualidade – tanto do texto quanto da imagem, que a cidade merece.

É bem verdade que as redes sociais dominam o mundo, mas “postagem não é reportagem”, e neste caso é preciso ir além para, com criatividade, expressar tudo o que é possível  em se tratando de experiências turísticas enriquecedoras, para fazer com que o visitante seja motivado a conhecer a cidade, seja conquistado, se impressione e sinta-se estimulado a engajar-se e integrar as vivências que encontramos no Rio Grande do Sul, um estado pluricultural, com uma população formada por diversas etnias.

O Turismo não é para amadores, este texto vale a reflexão dos novos e “velhos novos” administradores municipais.

Quem administra o Turismo nas cidades não precisa saber tudo sobre o setor, mas ter o mínimo de sensibilidade de trabalhar para que a sua localidade seja ‘a melhor do mundo’, praticando, permanentemente, o sentimento de pertencimento, à partir das crianças, evidenciando a expressão que “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos” e acreditando, cada vez mais, nesta grande proposta de desenvolvimento, que gera emprego e renda, que promove o consumo, atrai investimentos, faz amigos e integra gerações.

E, diferentemente, do que temos escutado – que esta é a “indústria sem chaminés“, o Turismo seja observado, verdadeiramente, como “a indústria da Felicidade”, e assim na “Terra do Tchê” o setor seja desenvolvido com mais planejamento, competência e responsabilidade.

O trabalho na comunicação para o Turismo de aproximadamente 30 anos não me permite criticar, mas sugerir, para que “nossas façanhas (pelo Turismo) sirvam, verdadeiramente, de modelo à toda a terra”.

______________________

*VOLTENCIR FLECK

Radialista e Jornalista de Turismo

Editor dos Sites Pelos Caminhos do Rio Grande | www.peloscainhosdoriogrande.com.br e Cidade de Gramado Online | www.cidadedegramadoonline.com.br

Apresentador do Programa Pelos Caminhos do Rio Grande, o único Programa e Turismo do Rádio Gaúcho, há 7 anos no ar, apresentado semanalmente para Emissoras do Brasil

E-mail: fleck.peloscaminhosdoriogrande@gmail.com


Conheça a “Terra do Tchê”, compre online com a gente.

Informações, reservas e compras com descontos exclusivos em hotéis, restaurantes, parques temáticos, entre outros locais você encontra ao acessar o link abaixo:

https://peloscaminhosdoriogrande.com.br/descontos/

______________________

RÁDIO CIDADE DE GRAMADO ONLINE 

Para escutar observe o link na parte superior do Portal PELOS CAMINHOS DO RIO GRANDE, acesse o SITE:

www.cidadedegramadoonline.com.br 

ou pelo APLICATIVO:

www.rankeador.com.br/static/player/radio/radio-cidade-de-gramado/play

Publicidade

1 thoughts on ““Por favor, não me entrevista, não entendo nada de Turismo”, disse o secretário…

  1. Jorge Lopes says:

    Mas bah! Louco de bom! Concordo, “Turismo não é para amadores”, mas é fundamental para qualquer lugar, é preciso maior atenção e dedicação ao setor.
    Parabéns Voltencir Fleck, com habilidade e cuidado tocou num “ponto nevrálgico” da administração pública!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página

×