Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, CEOs do Connection; Ariel Berti, diretor técnico do Sebrae; Ronaldo Santini, secretária de Turismo do RS; Frederico Antunes, deputado estadual e Eliézer Lima, secretário de Agricultura de Gramado
📸 RAFAEL CAVALI | CONNECTION
Em meio a todo simbolismo histórico e cultural do Mercado Público de Porto Alegre, foi apresentado, na noite da quinta-feira, 24 de abril, o Connection Terroirs do Brasil, evento que deve reunir 120 mil participantes, entre 28 e 31 de maio, em Gramado, na Serra Gaúcha.
É a maior vitrine de produtos com Indicação Geográfica (IG) do país, iniciativa realizada pela Rossi & Zorzanello e correalização do Sebrae.
Essa será a terceira edição com a temática dos terroirs, contando com a participação de mais de 50 IGs.
“O Connection é uma viagem por esse Brasil imenso por meio de produtos genuínos, que falam de territórios, de gente e do saber fazer do povo”, afirmou a CEO da Rossi & Zorzanello, Marta Rossi.
Uma amostra do que acontecerá em Gramado em maio, já foi dada no seu evento de apresentação.
Produtos como os vinhos da Serra Gaúcha, os Doces de Pelotas, as maçãs de São Joaquim, o artesanato, entre outros produtos, foram apresentados no Mercado Público para as autoridades e a imprensa.
“Quando a gente quer tocar as pessoas, a gente procura na essência provocar conexões. Estamos expandindo o evento e queremos valorizar o pequeno produtor”, destacou Eduardo Zorzanello, também CEO da realizadora do evento.
“O Sebrae é o grande impulsionador das indicações geográficas, todos os produtos certificados tiveram a mão do Sebrae. Acreditamos na nossa identidade, na nossa raiz, na nossa essência e por isso estamos juntos das IGs”, afirmou o diretor técnico do Sebrae, Ariel Berti.
Durante o Connection Terroirs do Brasil, somente na Arena do Café, 15 IGs oferecem uma verdadeira viagem sensorial pelos sabores da iguaria, destacando a origem, o clima e a personalidade de cada uma delas.
Além disso, na Arena Gastronômica, serão oferecidos pratos exclusivos que contam histórias por meio de seus ingredientes certificados.
Ainda, a Agricultura Familiar ganha espaço com 14 agroindústrias selecionadas.
Mais de 10 especialistas estarão no palco do Palácio dos Festivais compartilhando suas vivências, conhecimentos e motivações para o público.
O publicitário Dado Schneider, o professor Luiz Tejon e o empresário Guilherme Paulus são os principais nomes.
Para esta programação, é necessário efetuar inscrição antecipada pelo site do evento: www.connectionexperience.com.br
O Connection Terroirs do Brasil prima por potencializar e fomentar a comercialização dos produtos com Indicação Geográfica (IG) brasileiros, além de gerar oportunidades de negócios e desenvolver o potencial turístico dos locais onde estão inseridas essas produções certificadas.
Além da Rua Coberta e do Palácio dos Festivais, neste ano, o evento acontecerá também na Praça Major Nicoletti e na Sociedade Recreio Gramadense, em Gramado.
Esta será a oitava edição do Connection, sendo a terceira com a temática “Terroirs do Brasil”.
Hoje, existem 132 produtos certificados pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).
Em 2024, 51 produtores com reconhecimento do INPI estiveram em Gramado expondo e vendendo seus produtos.
O que são produtos com Indicação Geográfica
Apresentar produtos por meio da indicação geográfica é atestar as características da região de origem.
Aromas, sabores, conceitos e propriedades culturais estão arraigados no produto final.
Terroir é um termo que traduz a interação entre solo, clima, relevo e a intervenção humana na produção de alimentos e bebidas, criando características únicas que diferenciam um produto de outro.
Para mais informações sobre o evento acesso o site connectionexperience.com.br ou as redes sociais connection_experience

Conheça a “Terra do Tchê”, compre online com a gente.
Informações, reservas e compras com descontos exclusivos em hotéis, restaurantes, parques temáticos, entre outros locais você encontra ao acessar o link abaixo:
https://peloscaminhosdoriogrande.com.br/descontos/
______________________
RÁDIO CIDADE DE GRAMADO ONLINE
Para escutar observe o link na parte superior do Portal PELOS CAMINHOS DO RIO GRANDE, acesse o SITE:
www.cidadedegramadoonline.com.br
ou pelo APLICATIVO:
www.rankeador.com.br/static/player/radio/radio-cidade-de-gramado/play