Por: Abdon Barretto Filho (*ABF)
FOTO: ALEX ROCHA | PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
________________________
Na imagem, a Orla Moacyr Scliar, primeiro trecho revitalizado da Orla do Guaíba, se estende entre a Usina do Gasômetro e a Rórula das Cuias
________________________
Com o lema: Economia e Desenvolvimento Sustentável: Reconstrução, Desafios e Oportunidades, o XXVI Congresso Brasileiro de Economia, em Porto Alegre, entre 6 e 10 de outubro, reúne especialistas de diferentes áreas da economia colocando à disposição, de forma híbrida, palestras, pesquisas, opiniões debates sobre temas atuais e tendências apresentados por economistas de diferentes gerações, de todas regiões do Brasil e alguns do exterior.
Os temas abrangem o desenvolvimento nacional às relações internacionais, cenário geopolítico mundial, passando pelo combate à pobreza, agronegócio e agricultura familiar, cidades, metrópoles e desenvolvimento econômico, economia comportamental, economia criativa, economia do turismo, economia do esporte, uso da Inteligência artificial, mercado de trabalho, entre tantos outros temas que demonstram transversalidades entre as ciências econômicas e as outras ciências, buscando melhores condições para produzir e distribuir bens e/ou serviços, capazes de alcançares padrões de convívios humanos justos e sustentáveis.
Estes são apenas alguns dos temas, entre muitos outros que serão apresentados por especialistas que estarão em Porto Alegre para participarem dos debates.
Acesse o site oficial do Congresso https://cbe.cofecon.org/ para conferir a programação com mais detalhes, nomes dos palestrantes, temas e os horários.
Convém destacar que os participantes, terão oportunidades de adquirirem novos conhecimentos, reafirmarem ou substituírem conceitos econômicos em um ambiente profissional e acadêmico, composto por economistas, estudantes, empresários, gestores e autoridades.
Estudar a economia pode ser uma boa estratégia para entender as grandes mudanças que estão acontecendo no planeta e as variáveis incontroláveis que influenciam os comportamentos humanos.
A economia está presente durantes várias etapas da vida humana, seja como trabalhador, empreendedor, empresário, investidor, gestor de empresas, gestor de entidades e como integrante de uma família.
Na realidade, as questões básicas da economia são os problemas fundamentais que toda sociedade deve resolver devido à escassez de recursos: o que produzir, como produzir e para quem produzir.
Essas questões surgem porque as necessidades humanas são ilimitadas, enquanto os recursos para satisfazê-las são limitados, forçando as sociedades a fazer escolhas sobre as alocações de recursos.
A economia é a ciência da escassez.
Logo, salvo melhor juízo, estudar economia e pensar como economista podem ajudar na compreensão da sociedade e buscar mais informações para tomadas de decisões mais acertadas, solidárias, justas e sustentáveis.
Será?
Respeitam-se todas as opiniões contrárias.
São reflexões.
Podem ser úteis.
Pensem nisso.
________________________

*ABDON BARRETTO FILHO (FOTO)
Economista e Mestre em Comunicação Social
E-mail: contato@abdonbarrettofilho.com.br
Textos e podcasts em:
www.peloscaminhosdoriogrande.com.br
www.cidadedegramadoonline.com.br
______________________
Conheça a “Terra do Tchê”, compre online com a gente.
Informações, reservas e compras com descontos exclusivos em hotéis, restaurantes, parques temáticos, entre outros você encontra ao acessar o link abaixo:
https://peloscaminhosdoriogrande.com.br/descontos
______________________
RÁDIO CIDADE DE GRAMADO ONLINE
Para escutar observe o link na parte superior do Portal CIDADE DE GRAMADO ONLINE, acesse o SITE:
www.cidadedegramadoonline.com.br
ou pelo APLICATIVO:
https://player.srvstm.com/player-app-multi-plataforma/6752