Por: Abdon Barretto Filho (*ABF)
FOTO: *ABF | ARQUIVO PESSOAL
O fenômeno turístico que envolve as empresas e entidades vinculadas aos verbos transportar, visitar, saborear, entreter, comprar e dormir, é capaz de gerar um em cada três novos empregos no mundo até 2035, está tendo dificuldades para contratações.
Algumas causas foram identificadas pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo ( WTTC:World Travel & Tourism Council ), uma organização internacional que representa o setor privado de viagens e turismo globalmente.
No Brasil, analisam os impactos nos empregos e nas projeções futuras para o turismo no país, destacando-se as mudanças demográficas e estruturais.
Observa-se que a escassez de recursos humanos pode atingir mais de 40 milhões de profissionais, principalmente nos destinos turísticos mais visitados.
O relatório apresentado releva a recuperação do setor que absorveu milhões de trabalhadores pós pandemia.
Destaca que o declínio das populações economicamente ativas em relação ao crescimento econômico já estão afetando o setor que utiliza tecnologia intensiva de mão de obra nos restaurantes, meios de hospedagem, eventos, parques temáticos, entre outras atividades.
A previsão do WTTC é de alcançar 371 milhões de empregos em 2025. Até 2035, espera-se a criação de 91 milhões de novos postos de trabalho, representando um em cada três empregos na economia global.
No Brasil, observa-se que redução da oferta de recursos humanos já está sendo constatada. Conforme as pesquisas, nos destinos turísticos mais demandados, destacando-se o setor hoteleiro, está abaixo dos 18 % do necessário.
Nos serviços hoteleiros e restauranteiros que dependem da interação humana e pouco automatizáveis, lideram o déficit diagnosticado em 20 países.
Observa-se que os cargos e funções com baixas escolaridades e primeiros empregos continuarão sendo os mais demandados.
Em alguns países, observa-se as contratações de imigrantes para cargos e funções básicas como auxiliares de limpeza, serviços gerais, camareiras, garçons, entre outros, assim como contratações de profissionais que gostam dos relacionamentos com os clientes.
Destaca-se também as influências das novas tecnologias e as mudanças comportamentais de novas gerações que possuem posicionamentos diferentes dos necessários para ocuparem cargos e funções que exigem disciplinas, horários e comprometimentos no bem servir.
Alguns caminhos estão sendo apontados para transformarem os desafios em oportunidades em realizarem carreiras no turismo e na hospitalidade.
Destacam-se adaptações nos procedimentos operacionais com utilizações dos avanços tecnológicos e gestões que valorizam as atividades, incluindo políticas e incentivos para captarem e manterem os jovens.
Além disso, as contratações dos profissionais mais experientes dispostos e interessados nos setores da hospitalidade, contribuindo nas boas experiências para o cliente.
Existem excelentes exemplos, nos parques temáticos em vários destinos turísticos do mundo.
No Brasil, estão começando os recrutamentos de aposentados que querem ampliar suas rendas.
Será?
Respeitam-se todas as opiniões contrárias.
São reflexões.
Podem ser úteis.
Pensem nisso.
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*ABDON BARRETTO FILHO (FOTO)
Economista e Mestre em Comunicação Social
E-mail: contato@abdonbarrettofilho.com.br
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