Por: Abdon Barretto Filho (*ABF)
FOTO: *ABF | ARQUIVO PESSOAL
A comunicação figital (ou phygital) é a integração estratégica dos mundos físico e digital para criar uma experiência do cliente unificada, contínua e imersiva.
O conceito reconhece que a jornada do consumidor atual mistura naturalmente interações online e offline, e busca otimizar essa transição.
No Marketing de Relacionamento H2H (Human-to-Human), a venda jamais termina porque o relacionamento “ ganha-ganha” pode gerar novas compras com custos menores para mantê-lo, substituindo parte dos investimentos para captar novos clientes.
Convém salientar, que no relacionamento figital, o consumidor pode até controlar as mensagens que a empresa ou a entidade envia para ele, porque foi consultado sobre suas preferências comunicacionais.
O conceito figital é uma fusão das palavras “físico” e “digital” e descreve um universo onde as dimensões física, digital e social coexistem e se complementam.
A ideia central não é apenas ter múltiplos canais (multicanal), mas sim fundi-los para que o cliente não perceba a mudança de um ambiente para outro (omnicanal).
Nas minhas palestras, mentorias, consultorias tenho conversado sobre o tema, destacando as trocas de mensagens entre “emissores” e “receptores” nos mercados competitivos e com as presenças de integrantes de várias gerações que convivem e esperam atendimentos profissionais compatíveis com suas experiências e expectativas.
Algumas empresas centenárias, alguns destinos turísticos, entre outras atividades, já perceberam as necessidades de diagnosticarem suas ofertas realizando adaptações adequadas para atingirem melhores objetivos e evitando conflitos geracionais nos atendimentos.
O figital deve ser adequado para quem compra, quem utiliza e quem paga, muitas vezes envolvendo opções disponíveis.
Alguns exemplos praticados:
- Comprar online e retirar na loja: Um cliente pesquisa e compra um produto no site da loja (digital) e o retira em um estabelecimento físico;
2. Atendimento Híbrido: Iniciar uma conversa com um vendedor via WhatsApp (digital) e finalizar a compra na loja física, ou vice-versa, sem interrupção no atendimento;
3. Tecnologia na Loja Física: Usar totens interativos, provadores virtuais ou QR codes em lojas físicas para acessar informações adicionais, avaliações de produtos ou promoções online exclusivas;
4. Eventos Virtuais com componentes físicos: Participar de um workshop online que envia um kit físico para os participantes em casa, ou um evento físico com transmissão ao vivo e interação em plataformas digitais.
A comunicação figital é uma estratégia essencial no mercado atual.
Será?
Respeitam-se todas as opiniões contrárias.
São reflexões.
Podem ser úteis.
Pensem nisso.
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*ABDON BARRETTO FILHO (FOTO)
Economista e Mestre em Comunicação Social
E-mail: contato@abdonbarrettofilho.com.br
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