Por: Abdon Barretto Filho (*ABF)
📸 *ABF | ARQUIVO PESSOAL
Desde 27 de setembro de 1980, que é celebrado pela Organização Mundial do Turismo como o Dia Mundial do Turismo.
Foi estabelecido pela terceira conferência da Assembleia Geral da OMT em Torremolinos, em setembro de 1979.
O objetivo deste dia é aumentar a consciência sobre o papel do turismo na comunidade internacional e demonstrar como ele afeta os valores sociais, culturais, políticos e econômicos em todo o mundo.
O momento do Dia Mundial do Turismo é particularmente apropriado, pois ocorre no final da alta temporada no hemisfério norte e no início da temporada no hemisfério sul.
No Brasil, a primeira comemoração foi na Bahia, em 1981.
No Rio Grande do Sul, Santa Maria, foi a primeira cidade gaúcha a realizar um evento comemorativo, em 1984.
Em janeiro de 2024, a Organização Mundial do Turismo (OMT) foi rebatizada para ONU Turismo (UN Tourism), uma mudança que visa reforçar a sua ligação com a Organização das Nações Unidas e tornar a sua marca mais acessível e compreensível para o público.
A mudança reflete a visão renovada da organização, que prioriza o bem-estar das pessoas e do planeta no centro das suas atividades.
A mudança de nome sublinha o estatuto da organização como uma agência especializada da ONU para o turismo, um fórum global para o desenvolvimento de políticas e um líder mundial no setor.
O Dia Mundial do Turismo de 2025, será comemorado no estado de Melaka, Malásia, e destaca o potencial transformador do turismo como agente de mudanças positivas.
Concretizar esse potencial, no entanto, exige mais do que apenas crescimento.
Um dos painéis do evento destaca o “Turismo centrado nas pessoas: liberando oportunidades por meio da educação, inovação e investimentos” .
Este painel examinará como o investimento em capital humano, especialmente em jovens e mulheres, pode criar um ecossistema turístico mais resiliente, equitativo e preparado para o futuro, destacando modelos de sucesso e políticas inovadoras.
Os painelistas abordarão como investimentos direcionados podem ampliar seu impacto, fomentando o empreendedorismo, a digitalização e a sustentabilidade a longo prazo em todos os destinos.
Outro painel tem o título “Caminhos para a resiliência: rotas estratégicas para o turismo sustentável”.
Destaca que Resiliência não é mais opcional; é a base da transformação sustentável do turismo.
Com base nas lições aprendidas com a resposta à crise e em abordagens inovadoras baseadas em dados, bem como no papel fundamental do setor de hospitalidade, os painelistas demonstrarão como estratégias de resiliência podem empoderar comunidades, fortalecer empresas, entidades e garantir que o turismo contribua para um crescimento inclusivo e sustentável.
Ao longo das décadas, o turismo tem experimentado um crescimento contínuo e uma diversificação cada vez mais profunda, tornando-se um dos setores econômicos de crescimento mais rápido do mundo.
O turismo moderno está intimamente ligado ao desenvolvimento e abrange um número crescente de novos destinos.
Essa dinâmica transformou o turismo em um motor fundamental para o progresso socioeconômico.
O turismo já é considerado como um fenômeno pelas interações dos aspectos geográficos, históricos, culturais, equipamentos e serviços interligados em áreas urbanas e rurais do planeta.
São capazes de atraírem visitantes e influenciarem investimentos na infraestrutura, nos deslocamentos, nas hospedagens, nos eventos, na gastronomia, assim como nos comportamentos dos visitantes e dos habitantes dos núcleos receptores.
Exige Planejamento, Política Pública, Segurança Jurídica e com ambiente favorável ao empreendedorismo, gerando emprego, renda, impostos e qualidade de vida para milhões de pessoas.
Infelizmente, o fenômeno turístico ainda é incompreendido por algumas lideranças públicas e privadas.
Será?
Respeitam-se todas a opiniões contrárias.
São reflexões.
Podem ser úteis.
Pensem nisso.
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*ABDON BARRETTO FILHO (FOTO)
Economista e Mestre em Comunicação Social
E-mail: contato@abdonbarrettofilho.com.br
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