📸 CLEITON THIELE
Evento segue até 9 de março com apresentações artísticas e atividades em vinícolas
Gramado, na Serra Gaúcha, deu início, na sexta-feira, 14 de fevereiro, à 4ª edição da Vindima, celebrando a cultura vitivinícola da região.
A solenidade de abertura aconteceu às 17h, na Vila do Vinho, na Praça das Etnias, e contou com a presença de representantes das vinícolas do município, comunidade e autoridades.
Abrindo a cerimônia, a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, salientou o empenho da equipe para a concretização de mais um evento na cidade e apontou alguns destaques da edição.
“Temos muito a celebrar nesta festa da colheita que é a Vindima. Teremos muitas apresentações culturais lindas por aqui, além de uma ótima estrutura gastronômica para brindarmos esse belo momento”, ressaltou.
Na ocasião, o deputado estadual Joel Wilhelm destacou a importância do evento para a celebração das origens.
“O vinho é integração, é celebração. A Vindima valoriza as nossas raízes, a nossa colonização italiana. É sempre uma grande alegria estar em eventos como esse”, pontuou Joel.
Representando o secretário de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, a assessora de gabinete Vivian de Freitas salientou como a cidade de Gramado é importante para a movimentação turística do estado.
“Gramado é um cartão de visitas do Rio Grande do Sul, ela abre portas para o turista conhecer também o resto do estado”, comentou.
Encerrando a cerimônia, o prefeito de Gramado Nestor Tissot recomendou que turistas e comunidade aproveitem a Vindima para conhecer os produtos da região e visitem o interior da cidade. “Este evento valoriza a nossa imigração, nossos antepassados, um legado que muito nos orgulha. Então, convidamos a todos a fazer uma visita pelo nosso interior, onde tudo começou”, finalizou.
A 4ª Vindima de Gramado contará com mais de 56 apresentações culturais, incluindo a teatralização da Pisa da Uva e pocket shows temáticos que homenageiam a imigração italiana.
Também serão realizados workshops sobre a História do Vinho e sobre Vinhos de Gramado.
Além das atrações culturais, o evento conta com sete vinícolas locais – Stopassola, Benvic, Seganfredo, Masotti, Arte Líquida, Família Lazaretti e Casa da Tapera.
Elas contarão com programações próprias em suas propriedades.
As visitações e atividades podem ser reservadas diretamente com cada vinícola.
Um dos momentos mais aguardados desta edição será o pocket show temático “Vindima da Esperança”, de inspiração italiana, celebrando os 150 anos da imigração no Brasil.
A apresentação do show é realizada no horário das 19h, nas sextas-feiras, sábados e domingos.
______________________
ANUNCIE NO PORTAL E NO PROGRAMA PELOS CAMINHOS DO RIO GRANDE, ENTRE EM CONTATO PELO WHATSAPP: 54. 9. 9156-3531 ou por e-mail: peloscaminhosdoriogrande@gmail.com .

PELOS CAMINHOS DO RIO GRANDE – HÁ 7 ANOS NO AR – “O único Programa de Turismo do Rádio Gaúcho”.
Turismo, Cultura, Negócios e Serviços: “o que acontece de melhor na “Terra do Tchê” a gente conta pra ti.
APRESENTAÇÃO: Radialista e jornalista Voltencir FLECK e o economista e Mestre em Comunicação Social ABDON Barretto Filho.
Programa independente/inédito é apresentado pela Gramado FM 87,5 todos os sábados – 11h e encaminhado – em podcast, para emissoras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e do Distrito Federal que apresentam no decorrer da semana seguinte, em horários diferenciados.
______________________
RÁDIO CIDADE DE GRAMADO ONLINE
Para escutar observe o link na parte superior do Portal PELOS CAMINHOS DO RIO GRANDE, acesse o SITE:
www.cidadedegramadoonline.com.br
ou pelo APLICATIVO:
www.rankeador.com.br/static/player/radio/radio-cidade-de-gramado/play