📸 *ABF | ARQUIVO PESSOAL
Economista e Mestre em Comunicação Social receberá o distinto reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento cultural, turístico e científico do Município de Mata, na Região Central do Rio Grande do Sul
___________________________________________________
Saiba onde e como Abdon Barretto Filho conheceu Mata, “a cidade de madeira que virou pedra”, acesse o link/áudio abaixo:
___________________________________________________
O economista e Mestre em Comunicação Social Abdon Barreto Filho, receberá na quinta-feira, 12 de junho, o Título de Cidadão Matense .
Apaixonado por marketing, turismo e paleontologia, áreas em que tem atuado com excelência ao longo de décadas em favor do município de Mata, o professor Abdon – como é carinhosamente conhecido, começou a despertar o interesse na “cidade de madeira que virou pedra” há 43 anos, a partir de uma viagem que fez para a França onde, em Paris, no ano de 1982, durante visita Museu do Homem, buscando conhecer ainda mais a história da humanidade, foi surpreendido por um profissional que trabalhava no local que o informou que “no Brasil existia a maior Floresta de Árvores Petrificadas do mundo, com mais de 200 milhões de anos”.
Desde então, o Mestre Abdon passou a pesquisar o fato em livros de Paleontologia e Paleobotânica.
Em 1983, com a decisão de vir morar no Rio Grande do Sul, Abdon recebeu o apoio do pesquisador Antônio Isaía, que apresentou-lhe ao Padre Daniel Cargnin, responsável pela preservação dos fósseis vegetais desde da década de 1970.
Seu envolvimento com a paleontologia foi fortalecido em 1983, a partir de uma visita ao Jardim Paleobotânico de Mata e do contato com as pesquisas do renomado Padre Daniel Cargnin.
Desde então, Abdon tem se dedicado de forma incansável para promover o potencial turístico, científico e educativo de Mata, deixando um legado inestimável para o município, na busca por tornar esta dádiva da natureza, que é o Jardim Paleobotânico, em Patrimônio Natural da Humanidade.
Entre as principais contribuições de Abdon Barretto Filho pela comunidade matense destacam-se:
- A criação da Cartilha de Conscientização Turística (1985);
- A idealização do projeto Concerto para 200 Milhões de Anos (1985);
- A elaboração do Roteiro Cultural Científico Paleontológico, Paleobotânico e Turístico de Mata;
- A atuação decisiva no tombamento do Jardim Paleobotânico em junho de 2018;
- A inclusão do município no aplicativo oficial Turismo RS, ampliando sua visibilidade em âmbito estadual.

“O reconhecimento ao Sr. Abdon Barreto Filho como Cidadão Matense é mais do que merecido. Trata-se de um ato de justiça e gratidão por sua dedicação exemplar ao fortalecimento da identidade histórica, cultural e turística de Mata”, enfatiza o proponente da homenagem, vereador Ronaldo Kuhn (PP/FOTO).
___________________________________________________
___________________________________________________
“Andei visitando outros países, nada se compara ao acervo que Mata – a Cidade da pedra que foi madeira, oferece. Estou muito feliz de poder receber esta homenagem, agradeço ao vereador Ronaldo Kuhn, que propôs a honraria, ao prefeito Sandro Sevegnago, e as demais autoridades municipais”, destaca o professor Abdon que terá mais este título nobre em seu acervo pessoal, agregando valor a Medalha Coração do Rio Grande, recebida em Santa Maria no ano de 2023, a medalha de Porto Alegre, em 2015, a medalha de Honra ao Mérito da Bahiatursa-Governo da Bahia, em 1982, o Troféu Amigo do Festuris, em 2018, e o “ Recognizes” de Miami-EUA, em 1982, entre outras distinções.
Pelos Caminhos do Rio Grande: Equipe e Emissoras que transmitem comemoram este momento especial
A notícia do Título de Cidadão Matense ao “nosso professor”, apresentador dos Comentários Acadêmicos e Profissionais no “único Programa de Turismo do Rádio Gaúcho” foi recebida com grande alegria e entusiasmo pela direção e equipe da Rádio Gramado FM, onde é produzido e gerado o conteúdo semanal, e também pelas emissoras parceiras, que o apresentam – em podcast, em várias regiões, inclusive, além da Fronteiras do nosso Rio Grande do Sul.
“Sabemos o que esta conquista representa para o nosso Mestre. Um amor de mais de 40 anos entre o professor Abdon e a cidade de Mata será comemorado em 12 de junho, a data não poderia ser melhor”, comenta o radialista e jornalista, apresentador do *Programa Pelos Caminhos do Rio Grande, Voltencir FLECK, recordando as inúmeras vezes que “o professor” lhe comentou sobre o carinho que tem por este lugar, e sobre as realizações que agora recebem o reconhecimento merecido.

“O professor Abdon é um Grande Gigante do Turismo e dos estudos sobre a Paleontologia da nossa ‘Terra do Tchê’, com quem tenho a satisfação e a honra de apresentar o ‘único *Programa de Turismo do Rádio Gaúcho’, semanalmente, há 7 anos ininterruptos, e aprender muitíssimo sobre Turismo a cada nova conversa que trato como uma verdadeira consultoria, diante dos aprendizados que tenho com este AMIGO baiano sobre o setor, sempre lembrando que este ‘cidadão matense’ também é responsável, ao lado de outro grande AMIGO, o Jorge Ubiratã da Silva Lopes – cartunista Byrata, pela criação do Projeto e personagem DinoTchê (IMAGEM), que utiliza a paleontologia como atrativo Turístico e Cultural do Rio Grande do Sul.
Parabéns por mais esta grande conquista, professor Abdon, desejo cada vez mais sucesso e que DEUS o abençoe, em todos os momentos”, ressalta Fleck.

Conheça a “Terra do Tchê”, compre online com a gente.
Informações, reservas e compras com descontos exclusivos em hotéis, restaurantes, parques temáticos, entre outros locais você encontra ao acessar o link abaixo:
https://peloscaminhosdoriogrande.com.br/descontos/
___________________________________________________
RÁDIO CIDADE DE GRAMADO ONLINE
Para escutar observe o link na parte superior do Portal PELOS CAMINHOS DO RIO GRANDE, acesse o SITE:
www.cidadedegramadoonline.com.br
ou pelo APLICATIVO:
www.rankeador.com.br/static/player/radio/radio-cidade-de-gramado