ADM-RS: Um olhar sobre a Valorização Profissional

Gestão ADM-RS 2024-2027

📸 ADM-RS | DIVULGAÇÃO

Por: *Admª. Letícia Maria Vilanova de Souza Brasil

A ADM-RS, como é assim chamada, tem por finalidade, conforme Estatuto Social, a representação, o desenvolvimento sociocultural e o fomento ao conhecimento dos profissionais e empresas de Administração.

A nova gestão 2024-2027 tem o compromisso de “Valorizar, unir e gerar resultados”.

Apresento os 3 eixos que já estão sendo desenvolvidos durante a nova gestão:

1º) Valorização Profissional, visibilidade da Profissão e da Associação.

2º) Ampliação da participação em eventos e aumento de capacitações

3º) e a Ampliação dos Convênios (saúde, lazer, ensino entre outros).

O estilo de gestão é baseado na participação ativa e coletiva, quando estimula e propicia aos associados a participação, seja por meio de construções coletivas, grupos de trabalho, enquetes, palestras, capacitações, encontros, debates, espaços que estabeleçam e estimulem a diversidade, a visibilidade dos profissionais, da profissão, entre outros.

A participação coletiva propicia ambientes democráticos, estimulo às novas lideranças, trocas de conhecimento e experiências, aumento do network.

Atuar na coletividade, eleva a Responsabilidade Social. Para Peter Drucker, em sua obra “Pessoas e Desempenhos”, a responsabilidade social emerge dos impactos sociais da Instituição (trata do que as Instituições fazem para a Sociedade) ou surgem dos problemas da sociedade em si (se interessa pelo que as instituições podem fazer pela sociedade).

Segundo Drucker, a organização moderna serve para prestar serviços específicos à sociedade, assim precisa estar na sociedade. Deve atuar na comunidade, realizar seu trabalho no contexto social.

Para Drucker, cada um é responsável pelos seus impactos intencionais e não intencionais.

Temos como principal atribuição fazer com que a organização exerça a sua função e contribuição.

Assim, é necessário antecipar-se aos problemas e refletir sobre as escolhas e limites de responsabilidade social estabelecido, para preservar o seu desempenho e razão de ser.

Na Gestão 2024-2027, temos Profissionais Administradoras e Administradores, com competências e expertises, e que desempenham as funções e atribuições nas mais diversas áreas: pública, privada, consultorias, ensino, financeira, auditoria, etc.

Somos das regiões de Porto Alegre, Caxias do Sul, Dois Irmãos, Gravataí e Santana do Livramento, demonstrando e ressaltando as diversas regiões do nosso Rio Grande do Sul.

A nova gestão vem para contribuir, integrar, unir e gerar resultados.

Pautada no respeito, ética, integridade, no amor ao próximo e à Profissão.

Queremos, por meio de Projetos, construídos de forma coletiva, aumentar parcerias, capacitações, convênios, aumento dos associados, entre outros;

O que a nova gestão deseja?

Deseja que a ADM-RS amplie a referência em Valorização Profissional e da Profissão, que os Profissionais sintam-se acolhidos, em um espaço de escuta, debate, respeito, ética, solidariedade, união e colaboração.

E o associativismo propicia isso.

Precisamos defender ainda mais as nossas áreas privativas e aumentar a nossa participação em todos os espaços, com o aumento da integração, encontros, união, educação técnica, estímulo de novas lideranças, inclusive com a ampliação das lideranças femininas, empreendedorismo, autodesenvolvimento pessoal e profissional, ampliação da empregabilidade e oportunidades, e assim gerar mais resultados para nós e para a sociedade.

Contamos com a colaboração de cada órgão/entidade/ empresa, colegas, profissionais de outras profissões, cidadãos, sociedade, para assim, crescermos juntos e estarmos constantemente aumentando a valorização profissional da Classe.

Como Presidente da ADM-RS, estou muito feliz com esse novo desafio.

Fui muito questionada, o que estaria fazendo numa associação pequena, com pouco orçamento e poucos associados.

Digo que estou aqui, pela defesa da Profissão de Administrador, pelos profissionais de administração e pelo profissionalismo.

Aos associados e às pequenas associações digo que: vamos nos valorizar, contar com o apoio de outras entidades e sociedade, vamos nos unir, fortalecer e assim, nos desenvolver e crescer.

Eu acredito no Associativismo.

Nós precisamos acreditar MAIS e assim nos desenvolver.

Agora um pouco da minha experiência:

São mais de 25 anos que eu me dedico ao serviço público, muitas vezes de forma silenciosa, entre as atividades desempenhadas, posso destacar: a fiscalização profissional, participação na Câmara de defesa da Sociedade, inúmeras auditorias do SUS, gestão pública, responsabilidade social e sustentabilidade, avaliadora de concursos de inovação na gestão pública, combate à discriminação e ao racismo, combate à corrupção, coordenação e organização técnica de eventos nacionais e internacionais, planejamentos e projetos nas mais diversas áreas da gestão pública e atualmente atuando na prevenção à corrupção, educação cidadã, ouvidorias, entre outros.

Sou grata a todas as experiências que me fizeram crescer como pessoa e como profissional, afinal, foram tantos aprendizados e tantas entregas aos cidadãos, aos servidores públicos e aos diversos órgãos, com amor, respeito, dedicação, paciência, liderança, solidariedade, autodesenvolvimento, gratidão, alegria, força de vontade, entre tantos outros atributos.

A presença das flores, no meu caminho, tem um significado especial, tem um poder transformador enorme e que simbolizam e muito a nossa resiliência e SUPERAÇÃO.

Resiliência essa que todos passamos por este ano de 2024, quando fomos assolados pelas enchentes, mas estamos mais FORTES!!!

Digo particularmente eu, que foi um período que nos fez refletir e pensar nas ações e no nosso futuro, principalmente no que se refere aos abalos climáticos.

E para finalizar, digo que, para quem acredita, que podemos transformar os espaços e a sociedade, por meio das nossas ações e pela valorização, sejam por: atos, conexões, pela nossa profissão e conhecimento, ensino, artes, música, natureza, viagens ou até os pequenos momentos da vida, deixo duas mensagens para reflexão, para que sempre tenhamos sabedoria, tanto com a nossa Associação, como nos mais diversos momentos da nossa caminhada:

1º) de uma artista mexicana, pois acredito que a arte está conectada no mundo da administração:

“Nada é absoluto.

Tudo muda, Tudo se move, tudo gira, tudo voa e desaparece”. *Frida Khalo.

2º) É de um psicoterapeuta alemão, inventor da pseudociência, conhecida como a constelação familiar:

“Só um coração grato, aprende”. *Bert Hellinger.

Gratidão!!!

__________________________

*Letícia Maria Vilanova de Souza Brasil

CRA-RS 15.850

Presidente da ADM-RS

__________________________

www.www.admrs.org.br | @admrsoficial | contato@admrs.org.br

o estado no último ano”, afirma Luia.


Conheça a “Terra do Tchê”, compre online com a gente.

Informações, reservas e compras com descontos exclusivos em hotéis, restaurantes, parques temáticos, entre outros locais você encontra ao acessar o link abaixo:

https://peloscaminhosdoriogrande.com.br/descontos/

______________________

RÁDIO CIDADE DE GRAMADO ONLINE 

Para escutar observe o link na parte superior do Portal PELOS CAMINHOS DO RIO GRANDE, acesse o SITE:

www.cidadedegramadoonline.com.br 

ou pelo APLICATIVO:

www.rankeador.com.br/static/player/radio/radio-cidade-de-gramado/play

 

 

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página

×