Guilherme Severo, Bárbara Konrath, Rosa Helena Volk e Ricardo Bertolucci Reginato
FOTO: COMUNICAÇÃO PREFEITURA DE GRAMADO
A Gramadotur e a Secretaria de Turismo de Gramado deram início a um projeto estratégico voltado ao fortalecimento da Rota do Vinho de Gramado, com o objetivo de ampliar a presença das vinícolas locais no mercado turístico e consolidar o enoturismo como um importante segmento da oferta turística do município.
A iniciativa faz parte das ações de planejamento da Vindima em Gramado 2027, mas vai além da realização do evento.
A proposta é desenvolver um trabalho contínuo, conectando as vinícolas ao trade turístico e incentivando a criação e a comercialização de experiências que possam ser vivenciadas durante todo o ano.
Participaram da reunião a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, o secretário de Turismo, Ricardo Bertolucci Reginato, a turismóloga Bárbara Konrath e o gestor da Vindima, Guilherme Severo.
Nesta primeira etapa, foram discutidas ações para fortalecer a Rota do Vinho, aproximando as vinícolas de agências de turismo, operadoras, receptivos e demais parceiros do setor.
Também está previsto o mapeamento das experiências oferecidas pelos empreendimentos e a construção de estratégias conjuntas de promoção e comercialização, ampliando a visibilidade das vinícolas e incentivando a visitação ao longo de todo o ano.
O projeto seguirá com encontros junto às vinícolas que integram a Rota do Vinho de Gramado: Vinícola Familiar Zio Pietro, Vinícola Benvic, Vinícola Ravanello, Vinícola Masotti, Vinícola Casa da Tapera, Vinícola Lazaretti, Vinícola Stopassola e Vinícola Seganfredo.
O objetivo é conhecer as experiências já existentes, identificar novas oportunidades de desenvolvimento e estruturar ações que fortaleçam a comercialização do enoturismo local.
Para a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, a iniciativa representa um passo importante para valorizar um segmento que cresce a cada ano em Gramado.
“Queremos fortalecer as vinícolas do município e aproximá-las cada vez mais do turismo. A Rota do Vinho reúne experiências autênticas, que traduzem a história, a cultura e a tradição da nossa cidade. Nosso objetivo é que esse trabalho aconteça de forma permanente, tornando a Vindima o grande momento de celebração de um enoturismo fortalecido ao longo de todo o ano”, afirma Rosa Helena.
“O enoturismo é um segmento que tem grande potencial de crescimento em Gramado e que contribui para diversificar nossa oferta turística. Ao fortalecer a Rota do Vinho e aproximar as vinícolas do trade turístico, estamos criando oportunidades para que mais visitantes conheçam experiências autênticas, ligadas à nossa cultura, à tradição das famílias produtoras e à identidade do interior do município. Nosso objetivo é transformar essas experiências em produtos cada vez mais estruturados e comercializados durante todo o ano, gerando desenvolvimento para o setor e fortalecendo Gramado como destino turístico em todas as estações”, destaca o secretário de Turismo, Ricardo Bertolucci Reginato.
A Rota do Vinho de Gramado reúne vinícolas familiares que preservam a tradição vitivinícola da cidade e oferecem experiências como degustações, visitas guiadas, harmonizações e vivências ligadas à cultura do vinho.
Com o novo projeto, a expectativa é ampliar a divulgação dessas experiências, estimular sua comercialização e consolidar Gramado como um destino também reconhecido pelo enoturismo.
______________________
RÁDIO CIDADE DE GRAMADO ONLINE
Para escutar observe o link na parte superior do Portal CIDADE DE GRAMADO ONLINE, acesse o SITE:
www.cidadedegramadoonline.com.br
No Site Rádios.com.br: https://www.radios.com.br/aovivo/radio-cidade-de-gramado/231962
Ou pelo APLICATIVO:
https://player.srvstm.com/player-app-multi-plataforma/6752

