Guará-rubro entra para a Calçada da Fauna do Gramadozoo

TEXTO E FOTOS: HALDER RAMOS

O projeto de educação ambiental Calçada da Fauna ganhou uma nova pegada no Gramadozoo.

Em clima de Festival de Cinema de Gramado, a equipe técnica do zoo eternizou a pegada do guará-rubro.

Com a ave, a Calçada da Fauna alcança a marca de 23 espécies brasileiras catalogadas.

O espaço conta, ainda, com as pegadas do jabuti, anta, graxaim-do-mato, queixada, onça-pintada, filhote de bugio, mão-pelada, cervo-do-pantanal, jaguatirica, coruja-jacurutu, macaco-prego, jacaré, capivara, lobo-guará, ema, irara, veado-catingueiro, papagaio, puma, flamingo e tamanduá-bandeira, além da pegada humana.

Para retirar o molde, a equipe coloca areia nos recintos.

Depois, os técnicos usam gesso para fazer o molde da pegada, que é utilizado para a gravação no cimento.

Segundo a bióloga Tathiana Gosaric, responsável técnica do Gramadozoo, o projeto busca valorizar a biodiversidade da fauna brasileira e homenagear o Festival de Cinema de Gramado, que começou na quarta-feira, 12 de agosto.

Com um novo molde gravado por ano, o objetivo é proporcionar aos visitantes a identificação de diversas espécies brasileiras.

No final de semana, dias 14, 15 e 16, o tapete vermelho será estendido ao lado da Calçada da Fauna e a equipe técnica passará informações sobre as espécies aos visitantes.

“A Calçada da Fauna aproxima o público da biodiversidade e reforça, de forma lúdica, que somos parte da natureza e que também temos responsabilidade pelo futuro da biodiversidade, além de permitir conhecer e comparar as diferentes pegadas das espécies”, frisa Tathiana.

 

Curiosidades sobre o Guará

O vermelho intenso do guará (Eudocimus ruber) não está presente desde o nascimento.

Os filhotes apresentam plumagem em tons mais escuros, acinzentados ou amarronzados, que vai adquirindo a coloração característica à medida que a ave cresce e troca as penas.

A mudança está diretamente ligada à alimentação: crustáceos e outros pequenos animais aquáticos fornecem carotenoides, pigmentos naturais que são incorporados durante a formação das novas penas.

Outro destaque é o bico longo, fino e curvado para baixo, uma adaptação que facilita a busca por alimento em águas rasas, áreas alagadas e terrenos lodosos.

O guará utiliza o bico para explorar a lama e a água em busca de crustáceos e outros invertebrados.

Assim, tanto a cor da plumagem quanto o formato do bico refletem a relação da espécie com o ambiente e sua adaptação ao longo da evolução.

______________________

RÁDIO CIDADE DE GRAMADO ONLINE 

Para escutar observe o link na parte superior do Portal CIDADE DE GRAMADO ONLINE, acesse o SITE:

www.cidadedegramadoonline.com.br 

No Site: https://www.radios.com.br/aovivo/radio-cidade-de-gramado/231962

Ou pelo APLICATIVO:

https://player.srvstm.com/player-app-multi-plataforma/6752

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página